quarta-feira, 1 de junho de 2011

Movimento Tenentista no Brasil



O Tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias, realizado por oficiais de nível intermediário, a saber tenentes e capitães. A elite militar ou o alto escalão do Exército tinha muitas queixas, mas não optaram por rebeliões armadas.

Pregavam a moralização da política e a volta das liberdades públicas, defendiam o capital nacional e exigiam a restauração das forças militares. Propunham também o fim do voto de cabresto e instituição do voto secreto (oposição ao coronelismo), criação de uma justiça eleitoral autônoma e honesta, fim da corrupção, nacionalismo econômico (visto também que a economia brasileira estava amarrada politicamente ao café, que por sua vez dependia do capital estrangeiro em muitas situações) e reformas na educação pública. O Tenentismo não era um movimento ideológico, mas reformista e político.

Na sua repercussão, todo o Brasil, de Norte a Sul, ardentemente deseja, no íntimo de sua consciência, a vitória dos revolucionários, porque eles lutam por amor do Brasil, porque eles querem que o voto do povo seja secreto, que a vontade soberana do povo seja uma verdade respeitada nas urnas, porque eles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo a custa dos dinheiros do Brasil, porque eles querem que os governos tratem menos da politicagem e cuidem mais do auxilio ao Povo laborioso que numa mescla sublime de brasileiros e estrangeiros, irmanados por um mesmo ideal, vive trabalhando honestamente pela grandeza do Brasil.(...) Todos sabem hoje, apesar da censura da Imprensa e do Telegrapho, apesar das mentiras oficiais espalhadas por toda a parte, que os revolucionarias têm recebido verdadeira consagração por onde têm passado e que até hoje não foram batidos.(...) Todos sabem hoje que o Governo organizou sucessivamente 8 colunas para batê-los e que foi forçado a desorganizá-las novamente porque as tropas do Exercito se negavam a combatê-los e os de mais, que os combateram, foram colocadas como aconteceu com o Batalhão da Marinha e com a nossa Brigada Militar, agora, depois da entrada em sessão da coluna Rondam é o próprio governo quem confessa não ser mais possível dominar a revolução no Brasil, porque a vitória dela é já uma aspiração Nacional. E o Povo Gaúcho, altaneiro e altivo, de grandes tradições a zelar, sempre o pioneiro de grandes causas nacionais, levanta-se hoje como um só homem e brada: Já é tempo de fazer o governo respeitar a vontade do povo, já é tempo de restabelecer a harmonia na família Brasileira, já é tempo de lucrarmos não peito a peito, mas sim ombro a ombro, para restabelecermos a situação financeira do Brasil.
Conclusão: Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia, os movimentos político-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.
Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes. A Coluna Prestes, como passou a ser chamada, após dois anos de luta enfrentando tropas governistas e tropas de Polícias Estaduais, além de “Provisórios” armados às pressas no sertão do nordeste. Passaram dois anos, sempre se deslocando de um lugar para outro e terminaram se internando na Bolívia. O Tenentismo viveu até quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970.


Grupo: Marcos, Pedro Henrique, Luis Felipe, Thamiris

www.suapesquisa.com/historiadobrasil/tenentismo.htm

    19 comentários:

    1. Bom ficou bom,mais poderia ter ficado melhor........

      ResponderExcluir
    2. Eu achei legal! Foi bom,divertido fazer esse trabalho
      Apesar da gente te ficado um pouco nervoso né....
      Mais valeu a pena!!!!!

      ResponderExcluir
    3. Parabens voces falam bem!

      ResponderExcluir
    4. Bom gostei de ter feito esse trabalho mais meu grupo ficou nervoso mais é normal.....tiramos de letra...

      ResponderExcluir
    5. Obrigado barbara!!!!
      Seu trabalho tambem ficou bom!!!!

      ResponderExcluir
    6. achei o trabalho bom mais a gente fico um pouco nervoso mais valeu a pena...

      ResponderExcluir
    7. gostei desse trabalho

      ResponderExcluir
    8. nosso trabalho ficou otimo!
      o grupo leu bem e nao vi ninguem nervoso...

      ResponderExcluir
    9. Parabens,seu trabalho esta muito bom,e vocês esplicaram muito bem.Seu grupo esta muito bom.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É realmente eles "explicaram" muito bem.

        Excluir
    10. o trabalho seus foi muito interessante,muito legal e vocês falaram bem sobre o trabalho!

      ResponderExcluir
    11. aryelle anne e robert5 de agosto de 2011 às 06:56

      interessante d+ esse trabalho...

      ResponderExcluir
    12. gostei do trabalho foi bem feito

      ResponderExcluir
    13. fico muito bom a gente explicou muito bem

      ResponderExcluir
    14. Obrigado Galera!!!
      O Seus Trabalhos Também Ficaram Bom!!!
      Parabens A Todos Voces!!!!!!

      ResponderExcluir
    15. eu tive uma boa percepção
      parabéns pelo trabalho.

      ResponderExcluir
    16. Já Que Ninguém Perguntou...Eu Vou Falar

      O Movimento Tenentista Foi Um Movimento Social de Caráter Politico-Militar Que Ocorreu No Brasil Nas Décadas De 1920 e 1930,Período Conhecido Como República Das Oligarquias.
      Eles Pregavam A Moralização Da Politica E A Volta Das Liberdades Públicas,Defendiam O Capital Nacional e Exigiam A Restauração Das Forças Militares.Propunham Também O Fim Do Voto Cabresto e Instituição Do Voto Secreto.

      Depois Disso E Outras Coisas o Movimento Tenentista Viveu Ate Quando Morreram Os Seus Membros,Ou Seja,Em Torno De 1970.

      ResponderExcluir