O Tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias, realizado por oficiais de nível intermediário, a saber tenentes e capitães. A elite militar ou o alto escalão do Exército tinha muitas queixas, mas não optaram por rebeliões armadas.
Pregavam a moralização da política e a volta das liberdades públicas, defendiam o capital nacional e exigiam a restauração das forças militares. Propunham também o fim do voto de cabresto e instituição do voto secreto (oposição ao coronelismo), criação de uma justiça eleitoral autônoma e honesta, fim da corrupção, nacionalismo econômico (visto também que a economia brasileira estava amarrada politicamente ao café, que por sua vez dependia do capital estrangeiro em muitas situações) e reformas na educação pública. O Tenentismo não era um movimento ideológico, mas reformista e político.
Na sua repercussão, todo o Brasil, de Norte a Sul, ardentemente deseja, no íntimo de sua consciência, a vitória dos revolucionários, porque eles lutam por amor do Brasil, porque eles querem que o voto do povo seja secreto, que a vontade soberana do povo seja uma verdade respeitada nas urnas, porque eles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo a custa dos dinheiros do Brasil, porque eles querem que os governos tratem menos da politicagem e cuidem mais do auxilio ao Povo laborioso que numa mescla sublime de brasileiros e estrangeiros, irmanados por um mesmo ideal, vive trabalhando honestamente pela grandeza do Brasil.(...) Todos sabem hoje, apesar da censura da Imprensa e do Telegrapho, apesar das mentiras oficiais espalhadas por toda a parte, que os revolucionarias têm recebido verdadeira consagração por onde têm passado e que até hoje não foram batidos.(...) Todos sabem hoje que o Governo organizou sucessivamente 8 colunas para batê-los e que foi forçado a desorganizá-las novamente porque as tropas do Exercito se negavam a combatê-los e os de mais, que os combateram, foram colocadas como aconteceu com o Batalhão da Marinha e com a nossa Brigada Militar, agora, depois da entrada em sessão da coluna Rondam é o próprio governo quem confessa não ser mais possível dominar a revolução no Brasil, porque a vitória dela é já uma aspiração Nacional. E o Povo Gaúcho, altaneiro e altivo, de grandes tradições a zelar, sempre o pioneiro de grandes causas nacionais, levanta-se hoje como um só homem e brada: Já é tempo de fazer o governo respeitar a vontade do povo, já é tempo de restabelecer a harmonia na família Brasileira, já é tempo de lucrarmos não peito a peito, mas sim ombro a ombro, para restabelecermos a situação financeira do Brasil.
Conclusão: Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar e à série de rebeliões de jovens oficiais (na maioria, tenentes) do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia, os movimentos político-militares, propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.
Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes. A Coluna Prestes, como passou a ser chamada, após dois anos de luta enfrentando tropas governistas e tropas de Polícias Estaduais, além de “Provisórios” armados às pressas no sertão do nordeste. Passaram dois anos, sempre se deslocando de um lugar para outro e terminaram se internando na Bolívia. O Tenentismo viveu até quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970.
Grupo: Marcos, Pedro Henrique, Luis Felipe, Thamiris
www.suapesquisa.com/historiadobrasil/tenentismo.htm
Bom ficou bom,mais poderia ter ficado melhor........
ResponderExcluirEu achei legal! Foi bom,divertido fazer esse trabalho
ResponderExcluirApesar da gente te ficado um pouco nervoso né....
Mais valeu a pena!!!!!
Parabens voces falam bem!
ResponderExcluirBom gostei de ter feito esse trabalho mais meu grupo ficou nervoso mais é normal.....tiramos de letra...
ResponderExcluirObrigado barbara!!!!
ResponderExcluirSeu trabalho tambem ficou bom!!!!
achei o trabalho bom mais a gente fico um pouco nervoso mais valeu a pena...
ResponderExcluirgostei desse trabalho
ResponderExcluirnosso trabalho ficou otimo!
ResponderExcluiro grupo leu bem e nao vi ninguem nervoso...
Parabens,seu trabalho esta muito bom,e vocês esplicaram muito bem.Seu grupo esta muito bom.
ResponderExcluirÉ realmente eles "explicaram" muito bem.
Excluirwas great to work
ResponderExcluiro trabalho seus foi muito interessante,muito legal e vocês falaram bem sobre o trabalho!
ResponderExcluirinteressante d+ esse trabalho...
ResponderExcluirgostei do trabalho foi bem feito
ResponderExcluirfico muito bom a gente explicou muito bem
ResponderExcluirObrigado Galera!!!
ResponderExcluirO Seus Trabalhos Também Ficaram Bom!!!
Parabens A Todos Voces!!!!!!
eu tive uma boa percepção
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho.
valeu aew gente...
ResponderExcluirJá Que Ninguém Perguntou...Eu Vou Falar
ResponderExcluirO Movimento Tenentista Foi Um Movimento Social de Caráter Politico-Militar Que Ocorreu No Brasil Nas Décadas De 1920 e 1930,Período Conhecido Como República Das Oligarquias.
Eles Pregavam A Moralização Da Politica E A Volta Das Liberdades Públicas,Defendiam O Capital Nacional e Exigiam A Restauração Das Forças Militares.Propunham Também O Fim Do Voto Cabresto e Instituição Do Voto Secreto.
Depois Disso E Outras Coisas o Movimento Tenentista Viveu Ate Quando Morreram Os Seus Membros,Ou Seja,Em Torno De 1970.