terça-feira, 7 de setembro de 2010
História do Café no Brasil
O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Já naquela época o café possuía grande valor comercial.
Palheta aproximou-se da esposa do Governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, Conseguindo conquistar sua confiança. Assim ele consegue sair da região com café escondido em sua bagagem.
Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil, o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o cafe passou de uma posição doméstica para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, com recursos nacionais.
Em condições favoráveis a produção cafeeira se estabeleceu no Vale do Rio Paraíba. No final do século XVIII, com a desorganização da produção do Haiti - devido a longa guerra de independênca que o país manteve com a França, o Brasil aumentou significativamente a sua produção e, embora ainda pequena, passou a ser vendida com regularidade. Os embarques foram realizados pela primeira vez em 1779, com a insignificante quantia de 79 arrobas. Somente em 1806 as exportações atingiram um volume mais significativo, de 80 mil arrobas.
Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e possibilitram que nosso pais continuasse inserido nas relações internacionais de comércio. A cultura do café ocupou vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos por todo o interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Ferrovias foram construídas para permitir o escoamento da produção, substituindo o transporte animal e impulsionando o comércio inter-regional de outras importantes mercadorias. O café trouxe grandes contingentes de imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e até mesmo intensificou movimentos culturais. A partir de então o café e o povo brasileira passam a ser indissociáveis.
O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.
Fonte
Caros alunos. A pequena história acima, contada pela Associação Brasileira da Indústria do Cafe (ABIC) nos dá um panorama sobre como o Brasil virou um grande produtor, consumidor e exportador mundial do café. Escolhi esse texto por achar que ele está incompleto. Faltam outras informações que poderão enriquecer nosso conhecimento sobre um período muito importante da nossa História. Espero que você leia o texto e faça comentários no sentido de completá-lo ou até mesmo de corrigí-lo caso você discorde do que está escrito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.
ResponderExcluirEste dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.
O café foi bem favoravel para a economia do país na quela época .Diego souza
ResponderExcluiro cafe foi um dos produtos mais favoraveis dakela epoca e ate hoje e por um sec o cafe foi uma grande riquesa brasileira....ana
ResponderExcluira produção de cafe era bem favorável naquela época, e c/ isso a economia do país aumentou muito e c/ isso o país melhorou muito. pedro augusto
ResponderExcluiro cafe foi muito favorável para o brasil na década de 1960 quando estava sem exportação.
ResponderExcluirMariano gostei muito do texto e descobri que o café veio da Etiópia no século IX,provavelmente nas terras do Sudão e Quenia e difundiu-se através da Europa e bem depois no no Brasil foi a solução para sair da crise economica que acontecia naquela época, e hoje é tradição no Brasil.
ResponderExcluirO café foi bem favoravel para a economia do país na quela época .Tainara ²
ResponderExcluirfoi muito bom o Brasil ter se tornado o maior produtor e exportar bastante café,e ser o segundo maior consumidor do mundo assim tendo uma grande economia e podendo investir em recursos.
ResponderExcluiro cafe foi muito econômico para o brasil na década de 1960 quando estava sem exportação.
ResponderExcluiro cafe foi um dos produtos mais favoraveis do brasil ate hoje
ResponderExcluirReisla ---SIGAM NO TWITTER--> @reh_483
ResponderExcluirO café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930,o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. A economia cafeeira em São Paulo foi o grande motor da economia brasileira desde a segunda metade do século XIX até a década de 1920.
Como o Brasil detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto, podia facilmente controlar os preços do café nos mercados internacionais, obtendo assim lucros elevados.
"O café foi a revelação da potência econômica do Brasil"
o cafe foi muito importante para o Brasil
ResponderExcluirEm alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.
ResponderExcluirEste dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportaçõesComo o Brasil detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto, podia facilmente controlar os preços do café nos mercados internacionais, obtendo assim lucros elevados.
"O café foi a revelação da potência econômica do Brasil"
O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.
ResponderExcluirAtualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
ResponderExcluirAs áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também tem plantações na Bahia, e da região Norte pode-se destacar Rondônia.
A produção de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e parte do Espírito Santo, enquanto o café robusta é plantado principalmente no Espírito Santo e Rondônia.
cafezal cafezal cafezal
Cafezal - detalhe de linha de plantio Cafezal - sistema de irrigação Cafezal - vista aérea
o cafe e muito importante para o Brasil.o Brasil nao começou a expórtar o cafe porque estava perdendo concorrência com os outros produtos como tabaco,algodão,açúcar,charque,ele só começou a exportar o cafe porque ele estava sendo vendido muito pouco em todo mundo,e também deu certo o cafe no Brasil porque o clima era ameno nem muito quente e nem muito frio.Com o dinheiro que entrava no Brasil era construindo casas para o trabalho do café outras coisas.Ate hoje o café e muito importante no BRASIL.
ResponderExcluirno Brasil, o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o sao Paulo, Paraná e Minas Gerais. o cafe passou de uma posição doméstica para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independênciae muita responsabilidade.........ana
ResponderExcluirAcho e os professores começarem a passar mais exercícios no laptop ,seria muito bom pois estimularia o conhecimento tanto da matéria , quanto de conhecimentos do computador. GRACIELA
ResponderExcluirO café é uma bebida produzida agora no mundo todo,o cafe estava sendo vendido muito pouco em todo mundo.O café chegou ao norte do Brasil, mais em 1727, trazido da Guiana Francesa ,Já naquela época o café possuía grande valor no comercio no mundo o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.
ResponderExcluirO café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe...........
ResponderExcluir{Anne Caroline}
O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.
ResponderExcluir17 de setembro de 2010 03:44
ingrid