sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Educação e Tecnologias.



Escolas de todo o Brasil recebem 150 mil laptops  
Mais 300 unidades serão beneficiadas pelo projeto Um Computador por Aluno -  experiência gera impacto na educação
Luciana Alvarez (O Estado de São Paulo, 15/09/2010 - São Paulo SP)

Começam a ser entregues na próxima semana os últimos computadores do projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. Serão distribuídas 150 mil máquinas em 300 escolas de todo o País. Em seis municípios, 100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.


No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas. Mas colocar esses equipamentos na escola induzem mudanças", afirmou Roseli Lopes, que coordenou uma das experiências iniciais no colégio paulistano Ernani Silva Bruno, durante o 3.º Encontro sobre Laptops na Educação, ontem, em São Paulo. "Nosso objetivo era que os alunos criassem curiosidade, autonomia e condição para fazer análises críticas. E eles conseguiram", disse Léa Fagundes, uma das coordenadoras da primeira experiência em Porto Alegre.
[...]

E aí. Vocês acham que o computador pode realmente melhorar a educação no Brasil? Participem desse debate...

17 comentários:

  1. Eu acho 150 mil máquinas em 300 escolas no Brasil vai com certeza ajudará a melhorar o ensino no Brasil e esse projeto deve ser aprovado no governo.
    Diego de Souza

    ResponderExcluir
  2. sim porque os computadores irão ensinar muitas coisas que os livros não possuem,e em educação física como os trabalhos em esportes,em historia os trabalhos iria ficar muito mais fácil pra quem não tem acesso a computadores em casa.

    ResponderExcluir
  3. Por quê seria mais fácil estudar com os laptops. Por quê não precisaria levar cadernos para as escolas e nem livro, e os pais não iriam gastar dinheiro com caderno e não iriam desmatar tanto assim. E as fábricas de folhas iriam falir.E também o para casa seria feito com mais rápides e quem não fizesse o para casa não teria muinta importância.

    ResponderExcluir
  4. Se esse projeto for aprovado vai ajudar muito, não só na sala de aula, mas fazer pesquizas e com isso mais pessoas terão acesso a internet, eu acho que deve ser aprovado.
    Pedro Augusto

    ResponderExcluir
  5. eu acho 150 mil máquinas em 300 escolas no brasil e esse projeto tem que ser com certeza aprovado no governo sim
    para ajudar os alunos e vai melhorar o ensino no brasil.
    matheus vinicio

    ResponderExcluir
  6. os trabalhos irão se repetir com mais frequência com o acesso a internet nos leptop.

    ResponderExcluir
  7. No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas.100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que esse projeto vai se bom,porque alem de cada aluno ter o seu próprio computador para fazer postagens de trabalho,fazer comentários de algum exercício ou ate mesmo para fazer para casas,cada um vai ter o seu espaço particular e vai poder leva-lo (laptop) para onde quiser.
    O governo se não quiser, não precisa colocar internet,e só uma pessoa comprar um mouden e colocar no seu computador.

    ResponderExcluir
  9. No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas.100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  10. Pode melhorar,porque muitas das crianças sabem mexer em computador e facilita na hora de fazer pesquisa vai ser mais fácil de achar na internet e quando o professor passar atividade é só enviar pro e-mail do aluno ou blog da turma e cada aluno teria no computador uma pasta de cada matéria para facilitar na hora do professor olhar a atividade ou para casa.E por um lado pode ser ruim porque na internet tá tendo muita pedofilia com as crianças e adolescentes,por isso vai ter que te muito cuidado com o computador,e vai facilitar a vida do professor do aluno e da escola,e eles podiam liberar essa proposta,que também pode ajudar o meio-ambiente porque não vai precisar mais de cortar árvores.Isso e a melhor coisa que o governo está fazendo de vez eles roubarem o dinheiro e colocar na meia porque eles não peguam o dinheiro vão lá e faz a proposta de um computador para cada aluno.Esse governo novo pode ajudar nessa proposta do computador para cada aluno,tomara que o proxímo presidente(a) sejam concientes.

    ResponderExcluir
  11. Por quê seria mais fácil estudar com os laptops. Por quê não precisariam levar cadernos para as escolas e nem livro, e os pais não iriam gastar dinheiro com caderno e não iriam desmatar tanto assim. E as fábricas de folhas iriam falir. E também o para casa seria feito com mais rápidos e quem não fizesse o para casa não teria muita importância.

    ResponderExcluir
  12. Esse projeto tem de tudo para dar certo. Sim,porque o mundo está ficando cada vez mais digital.O mundo gira e nos temos que girar também.A internet é a invenção do milênio.Trabalhos que gastariam horas se resumem nessa invenção milagrosa: Google! ;-D Poupam-se horas escrevendo à mão,quando se usa uma impressora.O que um Ctrl+C e um Ctrl+V não resolvem? ;-)A internet possibilita conferências à longa distância;o ensino à distância é a solução para a vida de muitos brasileiros;a internet é a solução para o estresse,onde você tem seu próprio espaço virtual,seu perfil online,e até mesmo perfis Fake's!
    Hoje em dia, as pessoas precisam desse recurso,matrículas de várias faculdades só podem ser feitas através da internet.Para comprar ingressos para espetáculos,quitar dívidas,comprar uma mercadoria difícil de encontrar ou do exterior,lá está a internet.
    A internet também não é só maravilhas. Existem pessoas más que usam da internet o lugar para fazer o que não é legal. E os jovens estão cada vez mais "dentro" desse mundo virtual, correndo perigo. E existem pessoas que não tem acesso à internet. É por isso que esse projeto tem que ser aprovado. Para incentivar as aulas e as pesquisas serem realizadas de uma maneira mais agradável, para os jovens aprenderem a "viver" e se proteger na internet, para enfim, os estudantes se atualizarem com o mundo. E também, economizar papel é ecologicamente correto. Não é necessário "erradicar" os livros e cadernos, apenas reduzir uma quantidade significativamente grande do consumo do papel.
    Torço muito para esse projeto, mas não sei se será concretizado em breve,pois moramos no Brasil,né?!O país dos políticos ladrões que gastam milhões para si,o país de grandes riquezas e grandes misérias,o país que gasta ainda mais milhões para uma festa tola que é o carnaval deixando aí,milhares de pessoas vivendo miseravelmente,o país que exporta craques do futebol por falta de investimento...

    ResponderExcluir
  13. bem que poderia mandar algumas centenas de laptops para nossa escola para melhorar nossa aprendizagem

    ResponderExcluir
  14. SERIA BEM MELHOR,TANTO PARA O ENSINO QUANTO PARA NOS AJUDAR NOS TRABALHOS DE ESCOLA.ENTRE OUTRAS COISAS.:).

    ResponderExcluir
  15. Ia ser muito bom ser cada um tivesse o seu proprio laptops nao precisa ser preocupa com trabalho.
    e esse projeto ia da certo para algum e para os outros talvez. pq nem todos gostam de laptos.
    Anne Carolina

    ResponderExcluir
  16. . "Nosso objetivo era que os alunos criassem curiosidade, autonomia e condição para fazer análises críticas. E eles conseguiram", disse Léa Fagundes, uma das coordenadoras da primeira experiência em Porto Alegre
    Ingrid

    ResponderExcluir
  17. sim porque os laptops irão ensinar coisas que nas bibliotecas não tem como a internet e iria ajudar em trabalhos da escola

    ResponderExcluir