O Movimento Operário no Brasil foi um conjunto de tentativas coletivas de alterar a ordem social e econômica para melhorar as condições de vida da população operária.
Situação dos trabalhadores brasileiros
As condições de trabalho do operariado na República Velha eram bastante desfavoráveis.
Os operários trabalhavam de segunda a sábado,até 15 horas por dia.Às vezes,eram obrigados a trabalhar também nos domingos.Ganhavam pouquíssimo,o que obrigava marido,mulher e crianças a trabalhar para sustentar a família.Não havia salário mínimo,direito de férias,pagamento por horas-extras,jornada máxima de trabalho.O trabalhador era mandado embora quando o patrão quisesse.Sem direito a aviso prévio ou a qualquer indenização.
Além disso,as instalações das fábricas eram geralmente muito ruins,com pouco espaço,ambiente mal-iluminado,falta de higiene do espaço,favorecendo a ocorrência de muitos acidentes de trabalho e doenças,cujas principais vítimas eram as crianças operárias
O nascimento dos sindicatos e dos partidos representantes dos operários
Os inúmeros acidentes no serviço,os baixos salários,as longas jornadas sem descanso provocaram protestos e reivindicações dos operários.Surgriram,então,os primeiros sindicatos e organizações operárias que lutaram e ainda lutam pelos direitos trabalhistas.Entre os primeiros movimentos operários destacou-se o anarquismo.
Em 1922 foi fundado o PCB- Partido Comunista do Brasil,inspirado na vitória dos comunistas da revolução soviética de 1917 na Rússia.
No Brasil,as propostas políticas dos comunistas representavam,naquela época,esperança de uma vida digna e justa para os operários.Por isso,o PCB foi bem recebido entre os líderes operários.No entanto,logo após sua fundação,o Partido Comunista foi fechado pela polícia,sobrevivento clandestinamente.
Os Principais movimentos
Repercussão do movimento no Brasil
Assustados com o movimento operário,o governo e os industriais resolveram negociar.Prometeram melhores salários e novas condições de trabalho.E assumiram o compromisso de não punir os grevistas caso todos voltassem normalmente ao trabalho.
Todas essas concessões eram provisórias.Não havia sério interesse das classes dominantes em melhorar a condição social dos trabalhadores.
O último presidente da República Velha,Washington Luís,dizia que a "questão social era caso de polícia". Para os poderosos,a revolta social dos trabalhadores devia ser tratada e contida na base da violência policial.
Fotos:
Fonte: Livro "História e Reflexão"-Gilberto Cotrim
fico muito bom
ResponderExcluirparabens
Obrigada pelo seu elogio ,esperamos que mais pessoas comentem e perguntem.Gostaria que se identificassem. se quiser entrar em contato para perguntar no formspring da Reisla http://www.formspring.me/reisla
ResponderExcluire no da Tainara http://www.formspring.me/TataSiqueira
o que essas flores e esse cachorrinho tem a ver com o movimento operário
ResponderExcluirGabriel,nosso grupo é bem criativo,e colocou esses adereços para atrair a atenção para o post e fazer com que fique algo interessante.Se você não gostou,sinto muito.
ResponderExcluirEu Gostei Do Trabalho De Voces!!!!
ResponderExcluirEu Achei Que Ficou Legal A Explicaçao De Voces!!!!
Parabens!!!Ficou Otimo!!!
Gabriel,faltou a interrogação "?" no fim da sua pergunta! ^^
ResponderExcluirContinuem comentando e perguntando SOBRE O TRABALHO (não é,Gabriel Santos?) ,estamos aqui pra responder! xD
ResponderExcluirfollow me on twitter! @reh_483
Valeu,Marcos! #Nox
ResponderExcluirGOSTEI DA SUA APRESENTAÇÃO TIVE UMA BOA PERCEPÇÃO,VOCÊS EXPLICARAM MUITO BEM
ResponderExcluirPARABÉNS
Muito Obrigada! :D
ResponderExcluirHouveram criação de leis depois do movimento operário para ajudar os trabalhadores?
ResponderExcluir