quinta-feira, 3 de março de 2011

Sociedade industrial e pós-industrial

Antes da instalação da sociedade industrial a vida era voltada para a produção de bens rurais e o poder estava nas mãos dos grandes proprietários de terras. A partir do século XVIII o sistema social se volta para a produção, em grande escala, de bens materiais através da indústria e o poder deslocou-se para as mãos dos proprietários das empresas. O centro do sistema foi ocupado pela produção em grande escala dos bens materiais (geladeiras, tvs, carros, etc.).
Mais ou menos na metade do século XX, depois da II Guerra Mundial, apareceu uma sociedade nova que chamamos de pós-industrial ou de sociedade contemporânea. Esta sociedade é caracterizada pelo fato de sua centralidade não ser mais a produção em grande escala de produtos materiais, mas a produção de informação, serviços, símbolos e estética.
Há alguns anos atrás, as pessoas mais importantes eram donos das empresas mais importantes do mundo, as que produziam bens materiais: Ford, Fiat. Etc.
Neste momento, a pessoa mais importante é a que não produz bens materiais, mas informações: Bill Gates - no Brasil – Família Marinho, Silvio Santos.
Se hoje uma pessoa produz informação ela pode facilmente conquistar a hegemonia de um país.

Texto extraído e adaptado de:
1-A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar - (notas de conferência para alunos e professores de ensino médio em diversos estados do Brasil) - Elian Alabi Lucci - Editora Saraiva
2-A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - Elizabeth Silveira Schmidt - Professora Adjunto do Depto. de Educação da UEPG.

O que é para você viver na sociedade industrial e pós-industrial?



17 comentários:

  1. Acho que as sociedades industrial e pós-industrial é bem melhor e gosto mais de viver nela.Não curto muito fazendas, terras, gados, e era o que existia na sociedade rural. Sem muitas opiniões para dar sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. O centro do sistema foi ocupado pela produção em grande escala dos bens materiais (geladeiras, tvs, carros,eu acho miuto bom pós-industrial pq neo gosto miuto de gatos animas fazenda nao e com migo......

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que viver nessa sociedade industrial e pos-industrial e muito complicado para dizer como que e viver nesta sociedade,porque essa sociedade praticamente tecnologica você fica muito confuso,porque tem muitas tecnoligias boas e ruins as boas são você quer fazer um trabalho da escola você vai lá no google pesquisa e acha você quer ver um filme que ainda esata no cine procura no youtube e acha,etc...ai você perde muita coisa,ficando muito tempo na frente de um computador,celular,video game você acaba esquecendo de seus amigos,parentes,e até você mesmo.Por isso tem um lado bom ruin,mas você entra em uma coisa e não consegue sair.

    ResponderExcluir
  4. E eu acho que a produção de bens rurais poder esta nas mãos dos grandes proprietários da terras. em grande escala dos bens materiais geladeiras,carros e muitos mais.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho uma opinião formada sobre esse assunto mas, as sociedades industrial e pós-industrial é legal mas não concordo como as coisas funcionavam antes pelo menos no meu ponto de vista,não tenho muito o que falar...

    ResponderExcluir
  6. bom na cidade industrial os povos precisavam das terra para produzirem alimentos para o comercio !
    já na sociedade pós-industrial o comercio teve um avanço
    pós teve grande produção de matéria !

    ResponderExcluir
  7. Acho que há a pessoa mais importante era o dono das empresas, as que produziam bens materiais: Fiat, Tv, computador, fogão, etc.

    ResponderExcluir
  8. Gosto mais da sociedades pós-industrial,a que vivemos hoje pois acho que quem tem informação nas mãos deve ser mais importante..

    ResponderExcluir
  9. Pessoal. Gostaria que vocês observassem o comentário do Matheus. Ele fala de um sentimento contraditório sobre a tecnologia. Ela é ruim e boa ao mesmo tempo. Isso causa confusão. Ele fala também das relações entre pessoas afirmando que as pessoas estão ficando esquecidas. Vocês concordam com ele?

    ABraços

    Mariano Alves

    ResponderExcluir
  10. Para mim,viver na sociedade industrial é viver em uma época de tranformações,onde a indústria cresce cada vez mais,e viver na sociedade pós-industrial é viver na era da tecnologia avançada,onde se investe muito mais em tecnologia,onde os avanços da sociedade industrial contribuem para um maior desenvolvimento das gerações.
    me sigam no twitter! @reh_483

    ResponderExcluir
  11. Os grandes fazendeiros de uma hora para outra perdeu o seu poder pois, com o tempo a tecnologia avançou e com isso o poder de conseguir opoder ficou mais fácil, é só criar algo melhor que o outro e será prestigiado, e isso é ruim pois, aquele que fez algo de bom perde o seu valor.
    Pedro Augusto

    ResponderExcluir
  12. Eu acho mais ou menos
    e bom pq sem ela não existiria aparelho de som,computador q ajuda a pesquisar
    essa parte é boa
    e e ruim pq as pessoas ficam viciadas no computador

    ResponderExcluir
  13. Bom eu acho legal a visão dele e concordo plenamente porque com a tecnologia as pessoas estão se ocupando com com aparelhos tecnológicos e esquecendo dos amigos e da família bom é o que eu penso.e é minha opinião, é isso...

    ResponderExcluir
  14. Não concordamos com a sociedade industrial pois ela tira as chances de pessoas mais pobres melhorarem de vida,
    ela era voltada a produções rurais e quem 'comandava' era os proprietários de terras.Se hoje uma pessoa produz informação ela pode facilmente conquistar a confiança de um país.

    ResponderExcluir
  15. Concordo em partes a tecnologia é necessaria para vida das pessoas ,mas em excesso prejudica.

    ResponderExcluir
  16. É legal o que,que ele escreveu ate que faz sentido com a sociedade industrial e pós-industrial e meio confuso e complicado mais da pra entender!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Thamiris, Semana passada encontrei em uma rede social da qual passei a fazer parte, um amigo e uma aluna que eu não via e nem tinha notícias desde 2003. Portanto a tecnologia pode também aproximar as pessoas, não é mesmo?

    ResponderExcluir